Marcia Chacon-Ansiedade-006
Ansiedade, conceito, sintomas, transtornos, causas, proposta de prevenção e tratamento
janeiro 27, 2016
Marcia Chacon-Importancia do Estágio-001
Estágio,como identificar e desenvolver competências que ajudarão a aumentar as chances de sucesso
maio 11, 2016

Recrutamento e Seleção de Pessoas – Importância/Conceitos/Etapas

Marcia Chacon-banner-Recrutamento e Seleção de Pessoas-Importância-Conceitos-Etapas

Recrutamento e Seleção de Pessoas-Importância/Conceitos/Etapas

Por: Catarina Giordano/Marcia Chacon

Importância

É um subsistema da gestão de RH importantíssimo, pois é através dele que é possível contratar os melhores profissionais para desempenhar as funções dentro de uma empresa.

Entre as causas que podem gerar rotatividade dentro de uma empresa uma das mais graves está no recrutamento e seleção, ou seja, um processo mal executado pode levar a uma escolha errada de um colaborador, é o que mostra a pesquisa abaixo:

Segundo levantamento do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – de 2.002, a taxa de rotatividade média das empresas brasileiras era de 35% ao ano. Isso significa que de cada 100 funcionários, 35 deixavam a empresa por qualquer motivo no período de um ano. Apenas quatro anos depois esse número havia crescido 20%, para 42% ao ano. Ou seja, as empresas trocavam, em média, a cada dois anos e meio, todo o seu pessoal.” – saiba mais

Pensamos que tem muitas empresas que pecam ao subestimar o processo de recrutamento e seleção de pessoas, despendendo de pouco tempo e cuidado no preparo de uma metodologia eficaz.

Além do que é comum encontrar processos seletivos engessados, ou seja, candidatos, sendo na verdade interrogados com perguntas que não revelam seu real potencial.

É possível perceber que isso ocorre principalmente porque muitos recrutadores e selecionadores não tiveram a oportunidade de conhecer e se preparar para usar as inúmeras técnicas e ferramentas possíveis para guiá-los a alcançar um objetivo mais eficaz.

“Um bom processo de Recrutamento & Seleção, é uma necessidade cada dia mais estratégica e complexa para as organizações. O processo de seleção é essencial para o sucesso de uma empresa, pois é através dele que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença em um mercado cada vez mais competitivo. O grande desafio atual é a condução do processo de seleção para evitar falhas e o fracasso do processo. A falta de critérios e instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso, e na maioria das vezes, pode gerar grandes perdas financeiras. Isso sem falar sobre os custos que enganos como estes podem causar com relação à perda de tempo ou de clientes.” – saiba mais

Neste sentido, quanto mais acerto houver no processo de recrutamento e seleção, maior probabilidade de colocar as pessoas certas nos lugares certos, possibilitando uma adaptação mais rápida à cultura da empresa, ações capazes de gerar um clima positivo e motivador. Lembrando que pessoas motivadas se envolvem mais no alcance dos objetivos e na honra da identidade organizacional.

Acreditamos que é através de uma proposta bem planejada, com a escolha de boas técnicas, de ferramentas apropriadas e da preparação do selecionador em desenvolver suas percepções é que a organização demonstra seriedade e credibilidade, uma vez que o processo de recrutamento e seleção é a porta de entrada de uma empresa.

Conceitos

Apresentamos aqui os conceitos de recrutamento e seleção de pessoas, pois acredito que conceituar este processo nos ajuda a compreender e perceber sua verdadeira importância.

O recrutamento e seleção de pessoal é a porta de entrada da empresa. Processo capaz de atrair candidatos potencialmente qualificados, com o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para ocupar cargos e desenvolver tarefas dentro da empresa.

Conceituando separadamente, o recrutamento é um método utilizado para iniciar o processo de contratação de um colaborador. Também é conhecido como um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Tem como objetivo abastecer o processo seletivo com sua matéria-prima básica: os candidatos.

Já a seleção é a busca de uma pessoa dentre várias outras. É a escolha do candidato que apresentar as características mais desejadas pela organização para executar determinada função. O Processo de seleção pode ser definido como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam características desejadas pela organização.

9 importantes etapas que sintetizam o processo de recrutamento e seleção

Vimos que o processo de seleção é a captação do candidato mais qualificado para compor o quadro de funcionários de uma empresa.

Agora vamos conhecer algumas etapas que compõe este processo. O objetivo em destacá-las aqui é proporcionar subsídios para uma escolha mais assertiva.

São elas:

Marcia Chacon - Etapas Processo Seletivo 001

Vale a pena lembrar que as etapas acima citadas não são rígidas, podendo ser modificadas a partir da necessidade de cada processo.

Além disso, algumas técnicas utilizadas nestas etapas não garantem 100 % de acerto na escolha do candidato, até porque estamos lidando com pessoas e comportamentos diferentes, portanto, é importante a escolha de diversas técnicas para que elas se complementem.

 

Gostou destas informações, compartilhe com seus amigos.

Ficou com alguma dúvida, escreva-nos, pois teremos prazer em responder.

Críticas, sugestões e elogios, também, serão muito bem vindos.