Marcia Chacon-A Arte de Entrevistar
Como desenvolver habilidades na arte de entrevistar
novembro 17, 2015
Mapeamento-de-Competências-Organizacionais-Marcia-Chacon-Infográfico
Competências Organizacionais, conceito e exemplo de mapeamento
janeiro 5, 2016

Linguagem não verbal na entrevista de emprego

Marcia Chacon-Entrevista de Emprego-O Corpo fala

 O Corpo fala

Uma das primeiras formas de comunicação foi através da linguagem corporal, no entanto, mesmo com tantas mudanças e tecnologia ela continua sendo uma maneira muito expressiva na vida do homem.

Muito além do que palavras, os gestos e sinais, por menor que sejam podem revelar verdadeiros sentimentos e sensações das pessoas, sem que elas estejam percebendo.

O corpo fala e fala mesmo. Expressa mentiras e verdades de maneira inconscientes, reforça as idéias, destacando a comunicação. Mas, muitas vezes a mensagem transmitida verbalmente, pode não condizer com a mensagem não verbal. Mas quando uma reafirma a outra, a chance de mostrar seriedade, credibilidade e segurança se tornam muito maior.

Na entrevista de emprego, a observação, a leitura e interpretação do movimento do corpo do candidato são excelentes técnicas para completar e reafirmar as palavras ditas durante a comunicação e também como complemento do currículo. Mas a atenção deve ser redobrada, afinal trata-se de uma maneira subjetiva de avaliar por estar envolvido nelas relações humanas, necessitando que o profissional seja muito observador e sensato. O importante é estar aberto, ter sensibilidade e colocar-se no lugar do outro.

Abaixo algumas dicas que poderão ajudar o entrevistador a usar esta técnica durante a entrevista de emprego.

Entrevista de Emprego