Marcia Chacon-Entrevista de Emprego-O Corpo fala
Linguagem não verbal na entrevista de emprego
novembro 30, 2015
Marcia Chacon-Ansiedade-006
Ansiedade, conceito, sintomas, transtornos, causas, proposta de prevenção e tratamento
janeiro 27, 2016

Competências Organizacionais, conceito e exemplo de mapeamento

Mapeamento-de-Competências-Organizacionais-Marcia-Chacon-Infográfico

Qual a importância das Competências Organizacionais?

Na permanente procura por recursos competitivos, as empresas têm alargado a discussão e reflexão pelo tema competências organizacionais, a fim de evidenciar suas características e valores primordiais, que é a sua identidade.

A identidade traduz a personalidade de uma empresa, tal qual a identidade do homem. É o conjunto de características internas que permitem identificar e diferenciar uma empresa das demais.

As organizações são um sistema vivo com características próprias para mostrar seu propósito de existir. Elas estão para servir, satisfazer e agregar valores a seus diferentes públicos, através de seus produtos e ou serviços oferecidos. Esta capacidade de atender as expectativas de seu público tem a missão de gerar valores consideráveis, que serão reconhecidas como competências organizacionais essenciais.

As competências essenciais que fortalecem uma organização são adquiridas ao longo do tempo através da composição de várias competências individuais das pessoas envolvidas no negócio (stakeholder), dos processos internos e de sua cultura. Esta “maturidade” permite a criação de uma proposta de valor consistente e diferenciada que uma organização possa oferecer a seu cliente.

Diante destes pressupostos, é possível observar que a importância de trabalhar com o conceito e orientação das competências, é que elas direcionam a concentração de investimento no que é essencial para que a organização possa alcançar seus objetivos.

A imagem que uma organização passa para o mundo externo não deve ser apenas de seus produtos ou serviços prestados, mas também pelo conjunto de competências que ela possui.

Conceito e Identificação das Competências Organizacionais

São Competências Organizacionais, àquelas associadas aos elementos da estratégia competitiva da organização, como visão, missão e intenção, mas são as competências essenciais, caracterizadas por desempenhos excepcionais que resulta em diferencial para a competitividade das empresas. Fonte: Estratégia Empresarial, Competências e Aprendizagem Organizacional – IMED

Os desempenhos excepcionais são realizados por profissionais, com suas competências individuais,  conhecidas como humanas ou profissionais, através de seus conhecimentos, habilidades e atitudes que agregam valores à organização e a si próprios.

Então, as competências abrangem a junção dos conhecimentos contidos nas unidades organizacionais e nas habilidades individuais, que diferenciam as organizações umas das outras, portanto, é importante a observação, reflexão e identificação delas, para que o curso dos processos seja mais efetivo.

O passo inicial para o processo de identificação das competências organizacionais necessárias consiste na análise da descrição da missão, visão, valores, entre outros documentos que descrevem as suas estratégias. Quando esta análise for criteriosa e baseada nos fatores estratégicos, não haverá chances para a subjetividade “achômetro” e sim apenas para as competências que de fato compõe e vão de encontro com os objetivos da organização.

No infográfico abaixo é possível conhecer o conceito de Competência Organizacional, como também entender através do exemplo, seis importantes passos no mapeamento das mesmas.

Mapeamento de Competências Organizacionais-Infográfico

 Conceito e Relevância do Mapeamento das Competências

O Mapeamento de Competências Organizacionais é o processo de identificação das competências necessárias para que uma empresa concretize suas estratégias, cumpra suas metas e atinja seus objetivos.

Esta identificação é relevante para que uma empresa possa listar e acompanhar seu conjunto específico de competências. Além disso, saber quais são os profissionais necessários para colocar estas competências em prática e qual o comportamento esperado por ele. Trata-se de um acompanhamento contínuo, considerando aprimorar e melhorar os desempenhos com intuito de adequar às novas realidades.

Através do mapeamento de competências é possível identificar o gap de competências, ou seja, verificar eventuais lacunas entre as competências necessárias na concretização de estratégias organizacionais e nas competências internas existentes.

O mapeamento permite não apenas a identificação da lacuna de competências, mas também o planejamento de ações de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento profissional, de processos de produção, da qualidade de produtos e atendimento, entre outros. Destas ações é que decorrerão um direcionamento mais assertivo dos processos e recursos de uma empresa, principalmente no que diz respeito a selecionar e ou desenvolver pessoas, pois quanto mais alinhadas estiverem as competências organizacionais às de seus colaboradores, maior será a probabilidade dela agregar valores de sucesso no mercado.

O fortalecimento entre as competências organizacionais e as competências individuais dos funcionários deve ser uma preocupação e compromisso das empresas, pois são fatores essenciais para obterem vantagens competitivas. Elas devem possuir uma coerência, não sendo possível determinar as competências individuais sem antes analisar, compreender e refletir sobre as competências organizacionais.